Horta dos Quitandeiros

quitandeiros

A Horta dos Quitandeiros é um espaço coletivo para produção e colheita de alimentos e conhecimento.

A horta é orgânica e se inspira nos princípios agroflorestais. Diferentes espécies são plantadas juntas e colaboram para o crescimento umas das outras, tudo isso respeitando o tempo de desenvolvimento e o espaço necessário para cada uma se desenvolver.

A primeira plantação foi feita dia 25 de agosto de 2016 e já no finzinho de setembro fizemos a primeira colheita de rúculas e ervas para uma salada que foi compartilhada entre os voluntários que têm se revezado nos cuidados com os canteiros. Um pouco depois, no início de outubro, foi realizada uma segunda colheita, dessa vez mais robusta, com alfaces, rúculas, rabanetes e ervas, que foram direcionados para o almoço na Casa dos Quitandeiros. Novas colheitas são esperadas para o futuro próximo e então poderemos provar o sabor de tomates, couves, brócolis e beterrabas, entre outras variedades, plantados e cultivados em plena Mateus Grou.

Encorajamos e desejamos que o maior número possível de pessoas passeie pela horta e acompanhe o desenvolvimento das hortaliças. Caso deseje colocar a mão na terra junto conosco, participando das escalas e ajudando na manutenção e na colheita, nos procure na Quitanda ou escreva para horta@quitanda.com.